Mercado de Trabalho

Qual a realidade do mercado de trabalho pra quem conclui hoje o Ensino Médio

A cada ano milhares de jovens concluem o ensino Médio e saem em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, muitos antes mesmo da tão almejada faculdade já buscam uma colocação no mercado, até mesmo para arcar com os gastos de uma faculdade e apoio a família.

Mas se engana quem pensa que conseguir uma colocação logo de cara é algo fácil, muito pelo contrário é uma odisseia conquistar uma colocação.

Ao contrário de países como EUA que dão incentivos ao jovem formando para que fique pelo menos 1 ano no mercado de trabalho antes de adentrar a faculdade para se preparar, o Brasil infelizmente não da muitas condições aos jovens.

O que pode ser feito para mudar esta realidade? Quais atitudes os jovens podem tomar para reduzir o máximo possível as chances de não conseguir um bom emprego?

Cursos Profissionalizantes: Hoje em dia temos varias oportunidades de fazer um curso profissionalizante, alguns órgãos oferecem até mesmo cursos gratuitos que preparam o aluno para varias áreas do mercado. Temos um vasto conteúdo de cursos também na internet que dão certificado reconhecido.

Cursos Técnicos: Antes mesmo do termino do Ensino Médio já contamos com a oportunidade de realizar um curso técnico que vai preparar o jovem para o mercado de trabalho desejado, muitos profissionais da área técnica nos dias de hoje, começam sua carreira com pisos semelhantes aos alunos de curso superior e alguns até mesmo ultrapassam.

Fluência em Inglês ou outra Língua: Nunca foi de tamanha importância o aprimoramento de outros idiomas, até mesmo se sua área se destina a Eventos, Turismo, Hotelaria, Secretariado, Administração, entre outras empresas que trabalham direto com empresas em outros países. Dominar um segundo idioma será um diferencial que vai te colocar a frente dos demais.

Estes são alguns exemplos do que pode ser feito e buscado pelo estudante recém-formado que almeja uma oportunidade de destaque no mercado de trabalho, quanto mais qualificado e preparado estiver melhores serão as respostas.

Janaina A. Tomé Luciano




Blog

Deixe uma resposta