Aprenda a fazer um currículo para você que está começando na Carreira.

O currículo ideal para quem está começando a carreira

O jovem brasileiro nos dias de hoje, acaba de se formar no Ensino Médio, e uma das primeiras perguntas que ele faz a si mesmo é sobre o que irá fazer a partir deste momento. Alguns vão para o cursinho pré-vestibular buscando preparação para a faculdade, outros já partem para conquistar seu primeiro emprego.

Para aqueles que vão dar o passo para o mercado de trabalho, conseguir o emprego não é nada fácil. Existem diversos fatores que podem impedir a contratação de qualquer candidato, seja com experiência ou não. E é por isso que vamos dar algumas dicas de como montar um currículo correto para aqueles novatos.

A primeira coisa á ser feita é pensar no que você irá incluir naquele papel em branco, esse tipo de preocupação é normal para quem está começando. nervosismo e dúvidas sempre são questionados.  Então mão na massa e vamos lá!

1º – Inserir os dados corretamente no Currículo

Todo currículo de qualquer candidato, e óbvio que tem ter os dados do candidato. Nome, endereço, telefone para contato, cidade, estado.

Esses dados são primordiais para começar a montar seu currículo, é dispensável colocar documentos como RG e CPF. O empregador não quer saber o número da sua identidade, ele quer estar convencido de que você está pronto.

2º Objetivos na Carreira

Aqui é uma parte onde tudo pode mudar aos olhos do empregador, vamos supor que você ainda não tenha nenhuma experiência profissional na carreira, mais pretendi alcançar conforme as oportunidades que a vida vai lhe apresentando.

O ponto chave do objetivo no currículo quando preenchido é ser claro e objetivo, não tem que inventar nada. Seja franco e sincero que a oportunidade bati na porta, acredite. Ela pode demorar, mais sempre vem.

3º Formação Acadêmica

Você está montando seu currículo e não tem experiência, normal. Para ter experiência tem que trabalhar, e para trabalhar tem que ter oportunidade. Mais não se preocupe, está na hora de você se dar aquele “up”.

Estou querendo dizer que você tem a internet em suas mãos, uma ferramenta poderosa para aperfeiçoar seus conhecimentos. Faça cursos de seu interesse e preencha mais uma lacuna vazia em currículo. Quanto mais conhecimento, mais portas se abrirão para você.

4º Vivência Profissional

Vivência Profissional quer dizer se você já fez algum tipo de serviço mesmo não tendo experiências em carteira. Caso deseje você pode optar por colocar no currículo ou falar dela durante a entrevista de emprego.

Aquilo que você optar em fazer será escolha sua, mais seja verdadeiro, não vai preencher inventando o que não sabe que isso pode lhe prejudicar futuramente.

Conclusão

Mesmo não tendo experiências profissionais, você pode enriquecer seu currículo com informações verdadeiras e formações acadêmicas. O que vai te impulsionar na sua jornada será seu conhecimento e sua pró-atividade.

A maioria das empresas nos dias de hoje quer saber se você consegue executar o trabalho de forma efetiva. Erros e acertos sempre vão acontecer, a questão é saber se você esta pronto diante das oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.

Carreira

Deixe uma resposta